Com o slogan “É dele que o Rio Grande precisa”, o partido Novo lançou, no início da tarde deste sábado, a pré-candidatura ao governo do Estado do advogado Ricardo Jobim, 47 anos, único santa-mariense, pelo menos até agora, na disputa ao Piratini. “O lugar que a gente escolhe para fazer o lançamento tem de ser o da nossa terra, onde a gente tem raízes” afirmou ele, logo no início de sua manifestação. O local escolhido para o ato político foi o CPF Piá do Sul, que estava lotado.
Jaqueline Silveira: Pré-candidatos intensificam atividades em Santa Maria
Inspirado no modelo de gestão adotado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o pré-candidato destacou que, entre suas propostas, estão a implementação de um “portal de transparência especial” com os gastos detalhados do governador e do primeiro escalão e a redução pela metade das secretarias. Ele também criticou gestões do Piratini que recorreram ao aumento de impostos como alternativa à crise, penalizando empreendedores e empresários. Defendeu, ainda, a aprovação do projeto que tramita na Assembleia Legislativa e estabelece um teto de gastos para o Estado, último requisito para o Rio Grande do Sul aderir ao Regime de Recuperação Fiscal da União.
Por fim, Jobim, que concorreu a vice-prefeito de José Farret em 2004, à época pelo PSDB, disse que o Novo não entra na disputa para ser figurante e que não fugirá de defender os ideais liberais do partido durante a campanha.
Jaqueline Silveira: prefeito Pozzobom vai à Câmara e faz anúncios
– Se as pessoas acham que o partido vai deixar de comprar briga, esperem os debates – avisou Jobim, agradecendo aos companheiros de partido, familiares e amigos que prestigiaram o lançamento no CPF Piá do Sul.
Reeleição de Giuseppe
Junto com a pré-candidatura ao governo do Estado, foi lançada a candidatura à reeleição do deputado estadual Giuseppe Riesgo, também santa-mariense. Na oportunidade, ele apresentou, por meio de um vídeo, o trabalho realizado nesses mais de três anos no Parlamento gaúcho, centralizado no combate ao aumento de impostos e em iniciativas para beneficiar os empreendedores. Também criticou o modelo de política adotado por partidos tradicionais.
– Nós somos contra a politicagem – afirmou, enfatizando que o Novo recusa os recursos do Fundo Eleitoral.
Deputado mais jovem da Assembleia Legislativa, Riesgo pediu engajamento de todos em prol da sua reeleição, que, segundo ele, será um grande desafio. Já sobre Jobim, o deputado elogiou seu desprendimento em colocar seu nome para a disputa.
– É um filho de Santa Maria que está se colocando à disposição para concorrer a governador – ressaltou Giuseppe.
Pré-candidato prestigiou ato político
O ato político foi prestigiado pelo pré-candidato a presidente do Novo, o empresário e cientista político Felipe d’Avila, que desde sexta-feira está em agenda no Estado. Em seu pronunciamento, o presidenciável afirmou que o Brasil vive o seu momento “mais desafiador” com a democracia em risco e uma recessão econômica com recorde de desemprego.
– Esse é o legado do populismo – acrescentou, criticando tanto os governos de direita quanto de esquerda, que governaram o país nas últimas décadas pela crise instalada.
Também criticou a falta de crescimento do Brasil e as dificuldades enfrentadas por empreendedores para sobreviver, consequências, segundo ele, de escolhas malsucedidas.
– Erramos nesses 20 anos, escolhendo o mal menor – frisou o pré-candidato.
Também estiveram no CPF Piá do Sul o deputado federal Marcel van Hattem e o deputado estadual Fábio Ostermann, além de vereadores do Novo. Ao final do ato, foi servido um galeto e cada convidado pagava seu almoço.